segunda-feira, 21 de abril de 2008

Bolo de agrião



Fiquei duvidosa quando me deram esta receita mas fica muito boa :-)

Ingredientes: 4 gemas, 150 ml de óleo de soja (fiz com óleo normal) , 1/2 maço de agrião (coloquei um pouco menos), 2 chávenas (chá) de açúcar, 2 chávenas (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sobremesa) de fermento em pó, 4 claras batidas em castelo.

Num liquidificador, bata as gemas, o óleo e o agrião .Transfira para um recipiente e acrescente o açúcar e a farinha. Mexa bem. Junte 1 colher (sobremesa) de fermento em pó e as claras em castelo, misture delicadamente.
Unte uma forma oval (de 26 cm x 5 cm), forre com papel-manteiga
untado e enfarinhado (eu fiz numa forma de silicone e por isso não foi necessário mais nada), coloque a massa do bolo e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 40 min.

Pode-se também fazer com espinafres ou com o que a imaginação mandar .

Curiosidades sobre o agrião:O agrião é uma planta conhecida e apreciada desde a mais remota antiguidade. É uma hortaliça riquíssima em vitaminas e sais mineras.
Um dos erros que muitos cometem é o de consumir somente as folhas e desprezar talos, que também possuem importantes nutrientes, principalmente o mineral iodo.
O agrião é óptima fonte de vitamina A, C e valiosa fonte de ferro,
cálcio e potássio. Os praticantes da medicina alternativa recomendam o consumo de
agrião para aliviar distúrbios gastrointestinais, problemas
respiratórios e infecções do trato urinário. O agrião ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue (pois é rico em fibras) e a manter a pressão arterial em valores normais (pois é rico em potássio). Também age como antiinflamatório nas
colites e ajuda a combater o ácido úrico nos organismos.
Cem gramas de agrião tem apenas 23 calorias.
Depois que comprar e lavar o agrião, armazene-o na geladeira.

Sem comentários: