quarta-feira, 16 de abril de 2008

O Alto dos Vendavais - Emily Brontë


"Wuthering Heights",no seu titulo original é o único romance escrito por Emily Brontë, e que foi publicado em 1848 (um ano antes da sua morte).Este livro contém um romance arrebatador e considerado uma das melhores obras Inglesas de todos os tempos.
Uma narrativa passada em Gimerton onde existem a Granja dos Tordos e o Alto dos Vendavais (em algumas edições traduzido para Monte dos Vendavais) onde duas famílias coabitam com existências aparentemente pacíficas até à chegada de um novo elemento,um rapaz encontrado perdido e quem dão o nome de Heathcliff e que se vai tornar no vilão da história.
Este romance tem um estilo bastante eloquente que nos prende completamente ao longo da narrativa.À medida que vamos conhecendo a história descobrimos um enredo bastante complexo onde existem personagens indiscutivelmente interessantes dada a sua densidade dramática.No meio de tudo existe uma sensualidade implícita que ajuda a aprofundar o leitor na vida das personagens.
A crítica na altura não foi nada condescendente com esta obra,talvez não estando preparados para uma tal história onde o "herói" é um homem cruel ,sem escrúpulos,simplesmente odioso,mas que acredita piamente no amor até depois da morte,embora o demonstre de uma forma no mínimo caricata.
Uma fusão de poesia com a dura realidade dos sentimentos mais pérfidos fazem deste romance uma obra fantástica e eterna.

*****

2 comentários:

Anónimo disse...

sabe onde posso comprar o livro? quero muito lê-lo mas nao encontro nenhuma loja onde esteja á venda... se me puder ajudar agradeço.

Carla disse...

Olá Maria, não sei onde mora mas por exemplo na Fnac vendem e penso que em qualquer livraria mais abrangente também.