sexta-feira, 30 de maio de 2008

O Gladiador


Russel Crowe tem neste filme de Ridley Scott uma óptima interpretação no papel de Maximvs(como correctamente se escrevia naquela época,dado que a letra U não existia no alfabeto),general das Legiões Romanas e braço direito de Marco Avrélio(Richard Harris).
O imperador resolve preterir o seu filho Commodvs(Joaquin Phoenix) ,na sua sucessão ,em prol de Maximvs.Depois de revelar este facto ao filho ,o mesmo mata o pai de forma a evitar tal acontecimento,manda também executar Maximvs,assim como toda a sua familia.Maximvs escapa mas pretende fazer justiça por suas próprias mãos.Feito prisioneiro,torna-se gladiador e ,devido às suas capacidades físicas,vai lutar no Coliseu,onde reencontra o actual imperador Commodvs.

Visualmente o filme está excelente,assim como as interpretações,o argumento também é bom,tirando algumas lacunas históricas,tal como o facto de Commodus ter reinado 12 anos e não 1 ou 2 como é referido no filme e também o facto de ter sido morto por estrangulamento durante o seu banho por um gladiador contratado e não na arena...

Mas tais factos não são relativos para retirar mérito ao filme ,do qual gostei bastante,até porque adoro filmes sobre esta época.
Outro facto interessante deve-se ao actor Oliver Reed (cárcere dos gladiadores) que,infelizmente,faleceu durante as filmagens.O seu papel de homem prepotente,interesseiro e mau,teve de ter um destino diferente,e subitamente tornou-se "bomzinho" e as cenas da sua morte e da entrega das chaves a Maximus,foram montadas virtualmente e com planos especiais.Quem vê nem nota...

Um filme épico que faz jus aos Óscares que recebeu.

****

2 comentários:

Maria Vitamina disse...

Vi-o primeiro no cinema e depois aguardei pelo Dvd para comprar.
É um filme emocionante.
Bjs

Carla disse...

Sim, é daqueles filmes que vale mesmo a pena guardar o DVD.
bjcas