quarta-feira, 28 de maio de 2008

O meu monstro de estimação


Este filme foi adaptado do livro do escritor Inglês Dick King- Smith que também escreveu o "Babe- O porquinho atrapalhado".
Um bom texto que gera um bom filme e a Russell (Brigada 49), bastou não se desviar muito da história principal e também contou com o precioso apoio do director de fotografia Oliver Stapleton (Regras da Vida), que deu um ambiente mágico mas realista ao filme.

A história inicia-se com a apresentação da celebre foto do monstro do Lock Ness, mas um idoso resolve contar a história por trás dessa foto; Angus MacMorrow (Alex Etel) vive na Escócia e é um rapaz triste e solitário devido ao seu pai ter ido para a guerra (2ª guerra mundial). Tem simultaneamente medo e fascínio pela água e, nas suas andanças pelo litoral descobre uma estranha rocha que leva para casa.
De lá (que afinal era um ovo), nasce um pequeno animal, aparentemente um lagarto. Angus às escondidas da sua mãe mas posteriormente com a conivência da irmã e de um homem que foi trabalhar na sua casa toma conta dele . Entretanto as tropas Inglesas acampam na sua residência tornando-se assim mais complicado esconder o seu companheiro que cresce desmesuradamente.
O empregado (Ben Chaplin) fala então da lenda celta do White Horse (cavalo de água); uma criatura mágica que só pode existir um espécime de cada vez, i.e. antes de um cavalo morrer põe um ovo e após a sua morte o ovo eclode.

Gera-se então um tornado de cenas fascinantes e mágicas mas simultaneamente que não distorcem muito a realidade dada a qualidade da imagem.

Sou fã das lendas celtas, admiro tudo a que se lhes refira, este filme não foi excepção. Apesar de ser denominado de aventura infantil, penso , que também agrada aos graúdos dada a sua intensidade e qualidade.
Uma ternurenta e engraçada história de amizade entre dois seres à partida tão diferentes mas que se unem por algo mais que palpável.
Recomendo.

****

2 comentários:

BETA disse...

Adorei este filme!

Carla disse...

Sim , foi muito giro. E comecei-o a ver porque a história me interessou, nunca tinha ouvido falar do filme...