quinta-feira, 22 de maio de 2008

[REC]


Este excelente filme espanhol ganhou o prémio de Melhor Filme do FantasPorto 2008, por acaso um evento a que ainda gostaria de ir, já que sou fã deste tipo de filmes.

Realizado por Jaume Balagueró e Paco Plaza, [Rec] é um filme de terror que se inicia com a reportagem para um programa "Enquanto dormes"; uma jornalista vai filmar uma noite de trabalho dos bombeiros.
Após uma chamada para um prédio em que supostamente uma senhora de idade estaria com problemas, um bombeiro e um policia são atacados pela idosa e o prédio é isolado devido à possibilidade de propagação de um vírus letal, muito similar com a raiva.
Este argumento vai ser adaptado pelos EUA , a versão Americana vai ser filmada este ano (pelo menos o inicio) e vai-se desenrolar num prédio em Los Angeles.
O filme inteiro é filmado com uma camera de ombro (por Pablo o repórter de serviço).
Já há bastante tempo que eu não via com tanto interesse um filme de terror...
Não pela história em si, que pelo meio já deixava adivinhar a origem do problema ,mas, pelas representações, que nem o parecem dado serem tão naturais.
O suspense e as cenas , os ângulos das mesmas , a luz , o som também está muito bom deixando-nos levar para aquele mundo macabro, onde, os saltos na cadeira são recorrentes...
Eu quando vejo um filme geralmente vou fazendo outras coisas de forma a rentabilizar o tempo, mas, passados talvez 30 minutos , deixei o que estava a fazer e concentrei-me totalmente no filme, uma coisa que já não sucedia à algum tempo...
Sem dúvida um filme a reter.

*****


Esta foi a reacção do público no Festival de Stiges :


Sem comentários: