quinta-feira, 26 de junho de 2008

Fahrenheit 9/11


Este documentário realizado por Michael Moore ganhou a Palma de Ouro em Cannes. Recheado de graves acusações à presidência Bush, que começa com a tão conturbada eleição até à ligação de Bush com a família Bin Laden.
Michael Moore não esconde que o documentário tem um declarado motivo político: impedir a reeleição do presidente republicano.
Tem momentos hilariantes dos quais destaco a leitura das propostas aos senadores (já que eles as assinam sem ler) e a tentativa de persuadir os membros do congresso a alistarem os seus filhos para irem combater no Iraque , LOL.
Um dos momentos chave também, é quando Bush, que se encontrava numa escola primária na Florida é informado na surdina dos consecutivos embates nas torres gémeas e, estranhamente, fica impávido e serenamente absorto nos seus pensamentos(talvez à espera de uma dica divina) durante 7 minutos enquanto a professora lia um conto infantil aos miúdos.
Fiquei a saber várias questões que desconhecia completamente e acho excelente que alguém tenha coragem de relatar , e ainda para mais da forma irónica que caracteriza Moore, as coisas estranhas que se passam, neste caso nos EUA.

*****

Sem comentários: