quinta-feira, 31 de julho de 2008

Underground - Era uma vez um país


"Gato Preto Gato Branco" foi o primeiro filme que vi de Kusturica e desde logo fiquei encantada e disposta a visualizar as outras obras.Foi nesse encadeamento que vi este "Underground" realizado 3 anos antes do que mencionei previamente.Nota-se um prelúdio da história que já tinha visto e bastantes aspectos comuns tais como;a banda sonora ("No Smoking Band "a banda gipsy-techno-rock na qual Emir Kusturica faz parte),as festas,cenas com n pessoas sempre acompanhadas com animais, políticos corruptos, gangsters, entre outros.

Falando da história,tudo se passa em 1941 na Jugoslávia,onde Marko e Blacky ,dois amigos,trabalham no mercado negro,e organizam a resistência contra os nazis.O pais entra em guerra e Marko esconde o amigo e mais umas quantas pessoas numa cave,mas,mesmo depois da guerra acabar ele consegue-os convencer a ficarem na cave dizendo que a guerra ainda perdura.

Ao contrário de "Gato preto gato branco" que é bastante cómico,este "Underground" tem distintos momentos de comédia e drama,sendo o cúmulo da comédia quando, por mero acaso,um chimpanzé dispara um canhão de dentro da cave e rebenta com a parede e todos saiem para fora julgando que a guerra continua,está excelente...

Neste filme temos bastantes metáforas políticas e acompanhamos ,do ponto de vista do realizador,a história da Jugoslávia desde a II Guerra Mundial até ao fim do comunismo e ao desmembramento do país.
Tudo acompanhado pelas caricatas personagens,pelo ritmo desenfreado e excessos visuais .Resta apenas referir que o filme ganhou a Palma de Ouro em Cannes em 1995 (a segunda do realizador).

O seguinte a ver será o "Tempo dos ciganos"...

****

Sem comentários: