terça-feira, 26 de agosto de 2008

The Eye - Visão de Morte


Da Ásia ,mais concretamente Hong Kong e Tailândia, chega-nos este excelente "The eye- Visão de morte" realizado pelos gémeos Oxide Pang Fat e Danny Pang Shun.

Um filme completamente falado em cantonês, mandarim e tailândes, com uma excelente fotografia e uma incorporação de som magnifica o que faz com o espectador se sinta ameaçado por uma entidade desconhecida que possa aparecer a qualquer momento e em qualquer lugar.

Mann (Lee) é uma jovem de 20 anos, cega desde os dois e que efectua um transplante da córnea de forma a recuperar a visão.No início Mann vê tudo desfocado (o que é normal numa operação deste tipo em que o grau de distorção visual chega a atingir os 700%).Neste período e, estando ainda internada no hospital,vê pacientes acompanhados de uma misteriosa figura negra a abandonarem o hospital .Descobre posteriormente que esses pacientes morreram...O pior surge quando a visão melhora mas Mann continua a observar coisas que outras pessoas não conseguem ver,no início,dado que Mann não associa a visão a determinados objectos ,visto que toda a sua vida se habituou a reconhecer coisas através do tacto,julga que é normal,mas à medida que o seu "vocabulário visual" se adapta ao dito real,percebe que alguma coisa não está bem.
Com a ajuda de um jovem médico resolve averiguar os motivos de tal facto.

À priori,associamos inconscientemente este filme com o "Sexto sentido",mas este assunto já foi recriado em n filmes e este filme asiático tem uma sensibilidade e coesão narrativa que o distingue dos demais.

Tudo isto se conjuga num filme de terror/triller bastante eficaz e surpreendente onde abundam movimentos rápidos da câmara que geram perspectivas desconcertantes,que nos fazem dar os tão esperados saltos na cadeira(eu dei uns quantos). Um óptimo filme que esteve em competição na Secção Oficial Fantàstic, em Sitges, onde obteve o Prémio para a Melhor Fotografia e o qual,Tom Cruise já comprou os direitos,portanto já se espera uma versão Americana tal como aconteceu com o "The Ring" ,originalmente “Ringu” de Hideo Nakata (que ainda não vi).

****

Sem comentários: