quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Master and Commander


"Master and Commander" ,que se baseia na obra literária de Patrick O'Brian,tem a sua acção centrada nas guerras Napoleónicas onde o navio britânico HMS Surprise tem por missão aniquilar o super navio francês Acheron.A comandar a embarcação britânica temos O capitão Jack Aubrey,mais conhecido por "Lucky" (Russel Crowe),e tem como principal companheiro o médico de bordo Stephen Maturin (Paul Bettany).
Os dois amigos não poderiam ser mais diferentes;o primeiro,vive para o poder e para as vitórias,obstinado ,segue sempre os seus objectivos custe a quem custar,o segundo ambiciona o saber,adora a natureza e tudo que a rodeia.

O filme começa com um ataque surpresa por parte da Acheron, danificando gravemente o HMS Surprise e matando várias pessoas,obstinado em capturar o invasor Lucky tenta seguir o barco desde a costa do Brasil até ao cabo Horn passando pelas ilhas Galápagos,uma zona completamente virgem e inexplorada,terra dos sonhos do médico.Mas contradizendo a antiga ideia de parar na ilha e recolher amostras de animais de modo a desenvolver o conhecimento sobre a fauna e a flora ,Lucky ,vê Acheron e continua a sua luta desenfreada até ao momento em que o médico ,é gravemente ferido por acidente .
A determinação do capitão cede um pouco de modo a poder socorrer o amigo.Seguem-se cenas de empenho,persistência e coragem na luta entre as duas tripulações.

O filme gira em torno de Crowe,que tem aqui um papel deveras preponderante,com uma enorme capacidade técnica ,falha contudo alguns rasgos de emoção que são necessários para cativar o espectador.
Uma fotografia genial,com uma óptima reconstituição da época,constituem os trunfos deste filme mas cuja acção se revela algo previsível.

Penso que inconscientemente todos que viram o "Pirata das caraíbas" têm tendência para os comparar ,mas o resultado é deveras avarento para o "Master and commander".
Um filme que tem cenas bastante entediantes,realmente não compreendo porque é que o consideraram um sério candidato aos Óscares (lá ganharam dois o que até nem é mau comparado com os filmes rivais).

Resumindo;é um filme para ver mas sem grandes expectativas.

***

Sem comentários: