quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O Dia Depois de Amanhã


O "Dia depois de amanhã" faz-nos pensar no abuso que damos ao nosso planeta e nas implicações que disso podem advir.Um tema que sem,dúvida vai agradar aos ambientalistas já que deixa obviamente uma mensagem no ar.Neste filme a mãe natureza é a personagem principal por excelência mas tem por colegas Dennis Quaid (que está bastante bem no seu papel de paleoclimatologista; que palavrão) e Jake Gyllenhaal (interpreta o filho de Quaid).
O realizador ,Roland Emmerich,que já havia prestado contas em "O dia da independência " e "Godzilla" tem neste filme ,repleto de espectaculares efeitos especiais,outro óptimo desempenho.

É um filme sobre uma catástrofe mundial devido ao aquecimento global; Jack Hall (Dennis Quaid) prevê que o mundo irá enfrentar dentro de alguns meses uma nova idade do gelo,mas as suas previsões estavam erradas e essa catástrofe torna-se eminente.
Gera-se uma luta contra o tempo,tentando deslocar o maior número de pessoas para o Sul ,enquanto no Norte assistimos a aterradoras,mas ao mesmo tempo fascinantes,catástrofes naturais,desde o congelamento do planeta a maremotos,tornados,chuva de granizo com pedras do tamanho de bolas de futebol...

A fotografia está magnífica ,e imponente .Um filme que absorve completamente o espectador,que,praticamente consegue-se arrepiar observando o constante gelar.

Penso que é tão absorvente não só devido à magnificência das imagens mas também à probabilidade,não muito ténue, de algo assim suceder.Um tema que nos faz repensar bastante nos nossos actos e no meio que nos envolve ,assim como o bem estar de gerações vindouras.

Se não fosse por mais nada ,isto em si só já valia a pena; mas ,para complementar,tudo está muito bom; exceptuando as 20 mil vezes que aparece a estátua da liberdade...haja pachorra.

****

Sem comentários: