segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Cidade de Deus


Já tinha tido oportunidade de ver no canal GNT a série "Cidade dos homens",baseada no filme "Cidade de Deus" e que conta com a participação dos mesmos dois pequenos actores.
A mesma história de sobrevivência nas favelas,embora depois de ver o filme,considere que a da série é uma versão mais soft.

Voltando ao filme ,Fernando Meirelles mostra-nos uma realidade impressionante passada uns anos antes ,mas que ,infelizmente ,se mantém ainda hoje.
O reconhecimento mundial atribuído a este filme tem todo o mérito já que o mesmo está impressionante na sua realidade.

A história retrata a vida numa favela ,a luta pela sobrevivência onde impera a lei do mais forte.
Um cruzar de histórias onde sentimentos antagónicos se entrelaçam ,tais como,a a amizade,o amor,o ódio,a raiva.
A sensação de "Se não os consegues vencer junta-te a eles" permanece durante todo o filme.
Um ritmo alucinante recheado de cenas bastante violentas complementadas com o célebre calão que tantas vezes temos dificuldade em decifrar .
O filme dura mais de 2 horas mas nem damos pelo tempo passar já que nos mantemos interessados do principio ao fim.Uma excelente fotografia que de tão real mais parece um documentário sobre a triste história de violência existente no Brasil.
Os actores não podiam estar melhores,penso que a maior parte dos personagens foi mesmo recrutado nas favelas ,o que ajuda no seu à vontade nesse ambiente.

A cena que me marcou mais foi a morte da criança ,por outra criança,um sangue frio impressionante,um vale-tudo para ser aceite,para ser considerado um "deles" porque, caso contrário, a vida pode não ser muito longa...
Tem tanto de atractivo e cativante como de terrivelmente assustador quando constatamos a sua autenticidade.

*****

Sem comentários: