sexta-feira, 24 de abril de 2009

Os retornados


Adorei ler este livro , já que além da escrita simples e cativante fiquei a conhecer alguma história , que desconhecia, do período em que nasci .

"Os retornados" relata a história dramática de milhares de pessoas que, após o 25 de Abril de 1974, tiveram de deixar África (para muitos o seu país de origem) e "regressar" a Portugal antes da independência de Angola em 11 de Novembro de 1975.

Joana é uma hospedeira da TAP que está incumbida de ajudar na ponte aérea que Portugal fez para tentar socorrer o maior nr possível de pessoas em Angola e deixá-las sãs e salvas no nosso país.
Apesar dos relatos e experiências dramáticas e emotivas que passa, principalmente na primeira viagem no voo 233, Joana encontra o amor nesse voo, embora não o saiba na altura.

Uma bonita história, mas do que gostei mesmo, foi da coragem dos milhares de Portugueses que passaram por essa situação.
É impressionante como , quem tinha tudo em Angola , chega cá sem nada (apenas com a esperança de sobreviver) e como a maioria conseguiu superar este drama .

Uma grande lição de vida!

****

Sem comentários: