domingo, 5 de abril de 2009

A Profecia das sombras


Mark Pellington depois de nos ter "brindado" com «O Suspeito da Rua Arlington», resolve apostar num filme baseado num livro de John Keel, investigador de fenómenos paranormais que esteve em Point Pleasant a ouvir os relatos da população perturbada. O argumento do filme fala-nos de John Klein (Richard Gere) que é um jornalista que perde a esposa num acidente de aviação.Antes de morrer esta fala-lhe de uma estranha aparição que terá levado ao despiste do automóvel.

Passados 2 anos John Klein chega incompreensivelmente a Point Pleasant, West Virginia. Nesta pequena cidade é confrontado com aparições e fenómenos inexplicáveis que estão ligados à descrição da sua falecida esposa.Juntamente com a xerife local (Laura Linney) ,o jornalista começa a sua investigação.

O filme tem um nível de suspense bastante aceitável e consegue-nos envolver na aura de mistério que rodeia estes estranhos acontecimentos.A interpretação de Laura Linney está agradável ao contrário de Richard Gere,que cada vez se nota mais o peso da idade e o sumiço do fascínio que o envolvia em filmes anteriores....

Para apreciadores deste género ,penso que o filme esteja bastante satisfatório.

Por curiosidade, os factos relatados no filme aconteceram por volta do ano 1966/1967. Antes de ocorrer uma grave tragédia com o rio Ohio como pano de fundo, na povoação de Point Pleasant a população local era confrontada com fenómenos estranhos,inexplicáveis luzes vermelhas nos céus, ruídos anormais, interferências bizarras nos telefonemas e fatídicas premonições. Falava-se então de uma estranha criatura designada por “Mothman”.

***

Sem comentários: