quarta-feira, 10 de março de 2010

O Pianista


Existe um enorme rol de filmes sobre o holocausto nazi todos eles tocantes, revoltantes, despertam em nós o mais variado número de emoções.~
O "Pianista", no meio de tantos concorrentes, consegue sobressair e não nos deixar uma impressão de "dejá vu".
Baseado numa história verídica, Adrien Brody (excelente no seu papel) dá vida a Wladyslaw Szpilman, um brilhante pianista polaco que sobreviveu ao holocausto e foi considerado um herói. Não pelas suas proezas, mas sim por ter passado por tanta coisa, tanta dor e sofrimento e ter sobrevivido. Um filme que nos mostra a crueldade dos nazis, a tristeza dos campos de concentração (embora não focalize tanto este aspecto como nos outros filmes), a forma como Szpilman sobreviveu depois de ter visto toda a família ser destruída, a fome, o frio, a doença, tudo que conseguiu superar com a ajuda de alguns amigos e ,no fim, a de um militar alemão.
Uma das coisas que mais me impressionou, foi o tique de Brody, o dedilhar constante para superar a depressão, a forma como ele interpreta o personagem,o seu ar escanzelado, simplesmente genial.
Uma história que nos pretende tocar, bem lá no fundo, e consegue...
Apesar das milhentas vezes que vimos cenas horrorosas como estas, conseguimos sempre ficar impressionados e comovidos. Talvez por Polanski também ter passado por vários "holocaustos" na sua vida, conseguiu deixar transparecer essas emoções para a tela.

*****

Sem comentários: