domingo, 21 de novembro de 2010

Orgulho e preconceito


Este foi o primeiro livro que li de Jane Austen e confesso, que adorei.
Apesar de ter sido escrito no séc XVIII consegue cativar o espectador com o seu toque satírico, o seu humor e escrita cativante.
Uma mordaz descrição dos costumes da época e seus desvarios.
Neste romance Elizabeth Bennet é a protagonista; jovem inteligente, repleta de vitalidade e orgulho, bastante independente para a época. Os seus desencontros com Mr Darcy, homem rico , orgulhoso e preconceituoso.
A Família de Elizabeth também está repleta de personagens interessantes; Jane, irmã mais velha de Elizabeth é muito bonita e gentil, Sr. Bennet excêntrico pai de Elizabeth que passa o seu tempo na biblioteca,Mrs Bennet mãe irritante e fútil que está sempre à procura do melhor partido para as 5 filhas, Mary irmã é apaixonada por livros mas nem por isso muito inteligente, Kitty e Lydia irmãs adolescentes completamente apaixonadas por homens de farda, querem é diversão e namoricos.
Ao redor desta família, outras interessantes personagens surgem.
A história gira através das diferentes classes sociais e o valor anual que cada pessoa vale. Um mundo gerido principalmente pelo dinheiro não apenas pelas qualidades evidenciadas.
Fiquei encantada pelo carácter de Elizabeth , sem dúvida uma personagem fascinante...assim como a escrita de Austen.

****

Sem comentários: