segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Assado de lentilhas

Fiz este assado no dia de Natal em substituição do habitual rolo de carne, para mim , pois o restante pessoal come todo carne. Fica bom, embora seja um pouco seco, por isso convém mesmo fazerem o coulis, que é delicioso.
 
IngredientesPara o assado:
250 g de lentilhas, 1/2 chávena de vinho tinto seco, 1 cebola, 2 dentes de alho, 2 folhas de louro, 1 colher (chá) de alecrim, 1/2 chávena de shoyu, Sal a gosto, 1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino recém-moída, 1/4 chávena de cheiro-verde picado, 1 chávena de aveia em flocos finos, 1 colher (sopa) de azeite, 100 g cogumelos paris frescos, 50 g cogumelos shiitake, Óleo para untar

Para o coulis de tomate:
8 tomates maduros, 2 folhas de louro, Folhas de 1 ramo de manjericão lavadas, 2 colheres (chá) de açúcar mascavado, 2 colheres (chá) de sal, 1/2 colher (chá) de canela em pó, 1 colher (chá) de orégãos, 2 colheres (sopa) de sumo de limão

Preparação: Deixe a lentilha de molho no vinho com 1 chávena de água quente. Junte a cebola cortada em 4, os dentes de alho, as folhas de louro e o alecrim por cerca de 1 hora. Leve ao lume e cozinhe até que o caldo seque e as lentilhas estejam macias. Se necessário, acrescente mais água. Processe a lentilha cozida com os temperos, adicione o shoyu, o sal, a pimenta e o cheiro-verde, obtendo uma massa uniforme. Transfira para um recipiente, junte a aveia e reserve.
Refogue os cogumelos no azeite por 5 minutos, retire do fogo, pique e junte-os à massa de lentilhas. Despeje a massa em uma forma de bolo inglês untada com óleo e asse em banho-maria, em forno pré-aquecido (200º C) por 50 minutos. Enquanto isso, prepare o coulis: pique os tomates, coloque-os em uma panela, adicione 1/2 chávena de água e todos os demais ingredientes. Cozinhe em lume baixo por 1 hora e depois passe por uma peneira, apertando com o dorso de uma colher. Sirva sobre o assado de lentilhas, acompanhado de salada de folhas verdes.

Fonte

Sem comentários: