terça-feira, 29 de abril de 2008

Ensaio sobre a cegueira


Eis mais uma obra prima de Saramago com o seu toque primordial de nos chocar e de nos fazer pensar e repensar nas coisas.

Neste "Ensaio sobre a cegueira" somos integrados num mundo onde,supostamente,existe uma epidemia que começa a cegar drasticamente as pessoas.A calamidade sucede de uma forma chocante .Somos confrontados com a história de várias pessoas,que se mantêm no anonimato ao longo do livro,apenas sendo mencionadas por "a mulher do médico",a rapariga dos óculos escuros","o cão das lágrimas",cujo encontro dar-se-á num manicómio onde tentam exilar todos os cegos.Acontece que a epidemia não pára de alastrar cegando todos ,exceptuando a "mulher do médico" que assim,e talvez infelizmente,consegue observar toda a negridão humana ,todos os seus pontos fracos,vícios,e também,dando a mão à palmatória,de alguns aspectos mais positivos que não se conseguem ver à primeira vista...

De uma forma chocante observamos o crescente caos que leva praticamente ao desaparecimento da raça humana.Uma história deveras marcante que não é minimamente embelezada e deixa no ar a pergunta;Será preciso ficarmos cegos para conseguirmos observar a essência de cada um?

****

2 comentários:

BETA disse...

Li este livro mas considero que por vezes Saramago devia aproveitar melhor o seu tempo de vida... Sinceramente penso que este livro não me enriqueceu!

Carla disse...

LOL,gostos não se discutem...
No meu caso dei o tempo por bem entregue. bj