quinta-feira, 24 de abril de 2008

Gato Preto Gato Branco


Incentivada por uma amiga que adora Kuskurica lá fui eu alugar este "Gato preto gato branco" (agora já o comprei e já o vi mais umas quantas vezes) que,por acaso,já tinha passado pelas minhas mãos à uns anos atrás,mas como não conhecia o realizador e o argumento não me cativou por aí além,deixei-o novamente na prateleira...
A primeira palavra que me vem à cabeça quando me lembro do filme é...surreal!
É verdadeiramente "delicioso" a forma como somos envolvidos nas trapalhadas desta louca comédia etnográfica.A banda sonora é de uma vitalidade e exuberância que nos fica no ouvido,durante dois dias estava sempre a bater com o pé e a cantarolar a música.
Um rol de personagens ,cada um mais louco que o outro,cheios de comportamentos obsessivos como por exemplo:um velho que vê constantemente o final de "Casablanca" quer esteja em casa ,no hospital ou até em viagem na sua carroça,a ingestão continua de sumo de laranja , entre outros.
Tudo isto se passa numa comunidade de extravagantes ciganos,onde dois velhos morrem (aparentemente) e são conservados por blocos de gelo,uma velhota quer vender a neta,um homem quer roubar um comboio,um casamento por conveniência,montes de animais.
Todas estas personagens interagem de uma forma no mínimo caricata tendo como principais espectadores dois gatos;um preto e um branco.
As situações com que nos deparamos são hilariantes,destaco contudo o meu personagem preferido (além dos gatos que conseguem estragar um casamento ainda mais do que ele já estava)que é o mafioso lá do sítio,o Dandan que tem a mania de estar constantemente a dançar ao som da mesma música mas de uma forma ...muito engraçada.
Um história com um cheirinho a parábola ,já que encerra uma lição de moral no meio da completa e genial balburdia.
Sem dúvida uma das melhores comédias que já tive oportunidade de assistir.

*****

Sem comentários: