quarta-feira, 30 de abril de 2008

O Velho e o Mar


Estava este livro na minha prateleira já à alguns meses quando o resolvi ler.Tinha-o comprado porque alguém me disse que era muito bom,leiga nas obras de Hemingway duvidei quando vi o seu tamanho.Eu sei que é burrice,que as obras,pessoas,etc não se medem aos palmos mas a minha primeira impressão foi "Como é que um livro tão pequeno pode ser assim tão memorável?",e lá foi ficando na prateleira...
Em boa hora o resolvi ler,li-o num instante,não tanto devido ao seu tamanho mas principalmente ao seu conteúdo.
Um romance,eu diria mais,uma parábola,que nos fala da luta de um velho pescador já sem sorte nas suas pescarias ,que gozado pelos colegas de profissão e,sem nada para perder ,resolve enveredar no mar alto em busca do peixe perfeito,um peixe memorável que o dignifique entre os colegas.Uma extraordinária lição de vida, e de amor porque a relação do velho com um rapaz é extremamente enternecedora ,o respeito e carinho que o rapaz tem pelo velho é digno de registo.

Gera-se uma luta entre a natureza e o velho que é um misto de respeito com revolta,glória com fracasso.
Constantes monólogos em que assistimos às voltas e revoltas que o velho pescador tem na sua cabeça,a sua alegria e respeito pelo fantástico e gigante peixe que consegue capturar,o seu desespero quando os tubarões lhe atacam a presa,a constante luta pela sua sobrevivência o enrigecer dos seus músculos,a sua sede ,o seu gosto a peixe cru,as suas mãos ensanguentadas...

Tudo nos envolve,tudo nos faz pensar...

Uma grandiosa luta pelos seus sonhos ,talvez um pouco inglória ,mas que nos motiva para nunca desistir de lutar ,mesmo que achemos que não irá dar os seus frutos.

Sem dúvida uma obra de leitura obrigatória...

*****

2 comentários:

Sandra Crochetando disse...

Oi Amiga,me desculpa pelo sumiço,pois estou a trabalhar muito,mais aqui estou para lhe fazer uma visita e ver as novidades,tenha uma otima semana iluminada,beijos.
PS:eu demoro mais apareço,rsrsrs

Carla disse...

Oi Sandra, muito trabalho é bom sinal :-)
Obrigada pela tua visita e, mais vale tarde que nunca ;-)
bjcas Carla