terça-feira, 22 de abril de 2008

A Paixão de Cristo


Já tinha este filme em casa à algum tempo mas andava a "arranjar" coragem para o ver,já que todos me diziam que era muito doloroso e real,e tinha de se ter muito sangue frio para o ver. Quando me senti com mais coragem , lá passei mais de duas horas ,fazendo no entanto algumas pausas pelo meio,e sentindo constantemente um arrepio pela espinha acima.De facto é incrível a crueza e credibilidade das imagens,não acredito que mesmo uma pessoa sem grandes catolicismos e fé fique indiferente a este filme.Impressiona e marca ,sem dúvida.
Um filme que relata as últimas doze horas da vida de Cristo.Começa com Jesus no jardim das oliveiras onde,depois da última ceia ,reza e resiste às tentações de Satanás.Devido à traição de Judas que o vendeu por 30 dinheiros, é levado para Jerusalém onde ,depois de um simples julgamento,é condenado à morte com acusações de blasfémia pelo líder dos Fariseus.Jesus é levado à presença de Pilatos(governador da Palestina) que não quer acartar com o peso da morte e o reencaminha para o rei Herodes,mas logo volta para Pilatos que preocupado com a possível revolta, independentemente da sua decisão ,pede ao povo que opte ou por Jesus ou por Barrabás (um perigoso assassino).O povo opta por libertar o assassino condenando assim Jesus à morte.As cenas que se seguem ,principalmente o chicoteamento são,deveras chocantes,penso que levadas ao extremo,aos limites,sei que se tal não acontecesse talvez o filme não tivesse a polémica e divulgação que teve,mas mesmo assim,não é para todos os estomagos.
Mel Gibson já tinha decidido realizar este filme à 12 anos , quando devido a uma crise e quase suicídio, ele voltou a encontrar a esperança em Jesus. Contudo não houve nenhum estúdio que quisesse financiar o filme e Gibson juntou o dinheiro para financiar ,produzir e realizar o filme.Para distribuir o filme também encontrou várias portas fechadas com excepção da pequena distribuidora, a Newmarket Films.
"A paixão de Cristo" baseou-se nos evangelhos de Marcos,Mateus,João e Lucas.Todos os personagens falam Aramaico à excepção dos romanos que falam Latim.O espantoso cenário foi todo filmado em Itália,as cenas foram divididas pelo set que retratam Jerusalém e as cenas da crucificação filmadas a sul de Itália.O filme tem um visual que lembra a obra de Caravaggio,aliás tal requisito foi pedido por Gibson ao fotografo porque dá um brilho magnífico a partir do contraste entre as luzes e as sombras.
Outros factos interessantes rodearam o filme:o magnífico actor Jim Caviziel que interpreta majestosamente Jesus tem as mesmas iniciais da personagem (JC) e a mesma idade em que Jesus morreu ;33 anos.
Caviziel sofreu bastante durante as filmagens já que foi atingido por um raio(felizmente,sem consequências graves),deslocou o ombro, foi chicoteado verdadeiramente por duas vezes(pois sim,a pontaria,ou melhor,o excesso dela abundava por aqueles lados),ainda teve vários ferimentos.Gibson também chegou a dizer que o clima de fé era tão grande nas filmagens que até membros da equipa que eram agnósticos ou muçulmanos se converteram ao cristianismo.
Outros factos que li foram que um neonazista arrependido confessou dois atentados contra a sede de um grupo de esquerda dizendo-se inspirado pelo filme "A Paixão de Cristo" e no Texas um jovem de 21 anos admitiu ter morto a sua namorada, grávida. A sua morte tinha sido considerada como suicídio e o jovem disse que se sentia arrependido depois de ter visto o filme.
Sejam casos verídicos ou não,o certo é que o filme "mexe" com as pessoas,considero apenas que , para os que não conhecem a vida de Jesus , vão sentir algumas lacunas ao visualizarem o filme ,mas não deixa de ser uma excelente obra.

****

Sem comentários: