terça-feira, 27 de maio de 2008

Maio, mês do coração


Este mês é celebrado o mês do coração. Nunca é demais referir que devemos tratar com especial atenção e carinho este motor do nosso corpo:
- Consumo moderado de álcool faz bem ao coração de homens saudáveis
- Pesquisas mostram que a meditação ajuda no tratamento das doenças cardíacas
- O consumo de sumo de laranja aumenta a quantidade de substâncias no organismo humano que auxiliam na protecção contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares
- O chocolate negro ajuda a baixar a pressão arterial em pessoas hipertensas. No entanto, os autores desta afirmação advertem: a adoptar esta medida tem que se limitar as calorias que se ingerem em outros alimentos.
- Azeite faz bem para o coração, diz pesquisa. Um estudo feito na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu confirmou os benefícios do azeite de oliva extra-virgem para o coração. A pesquisa, feita em ratos, mostrou que o consumo da substância aumenta o HDL (o colesterol "bom") e diminui do LDL (colesterol "ruim")
- Dormir bem faz bem ao coração. Pesquisa inglesa aponta que redução das horas de sono aumenta a chance de morrer. Para médico do InCor, a privação do sono tem efeitos indesejáveis e pode facilitar a ocorrência de doença coronariana.
E principalmente: Amar faz bem ao coração

Uma teoria mostra que as pessoas ligadas com relações de amor podem experimentar algumas mudanças neuro-hormonais que exercem efeitos positivos para o corpo, incluindo o sistema cardiovascular. Por isso, o que é que estão à espera? Toca a amar....

Sem comentários: