terça-feira, 27 de maio de 2008

Rasputine


Esta é a história de Rasputine célebre não só pelo seu deboche como também por ter influenciado czares e ter ajudado Lenine no seu governo.

Uma biografia que conta a história de Gregório,posteriormente denominado Rasputine ninguém sabe porquê nem como mas que significa deboche,nascido em Pokrovskoié, a 10 de Janeiro de 1869 e que nunca aprendeu a ler.Depois da morte do seu irmão começa a dizer que tem o dom da vidência.Vive alienado nunca come carne nem doces mas não resiste aos prazeres do sexo(uma dádiva de Deus).
Casa cedo mas perde o primeiro filho e começa a dedicar-se à promiscuidade.
Vive novamente uma vida de vagabundo reunindo um grupo de adeptos e vivendo num mundo de orgias.Perseguido pela igreja ,no entanto aproxima-se da família real devido à doença que afecta o herdeiro e a quem os médicos não conseguem curar.

Com os seus "poderes" consegue cativar a família e após inúmeros episódios Lenine aproveita-se da sua influência..
Um rol de situações que vão despoletar o seu assassinato...
Sem dúvida uma compilação de factos bastante interessante que nos cativa para a leitura da vida cataclistica de Rasputini.

Henry Troyat, que é um especialista em biografias,tem um bom trabalho faltando apenas,a meu ver,um cunho pessoal.Podia inovar um pouco e não se limitar a narrar os acontecimentos.

****

Sem comentários: