domingo, 25 de maio de 2008

Os Maias


Apesar de na minha fase de liceu esta obra ser obrigatória,devido a falta de tempo não demos este autor.Praticamente todos os meus amigos me diziam que sortuda fui porque os Maias,segundo palavras deles ,eram "entediantes e enfadonhos"...

Agora já mais crescidinha e tendo estes livros na prateleira já à 2 anos resolvi "arriscar".Em boa hora o fiz já que não consegui largar o livro por muito tempo,praticamente "devorei" os dois livros.

É simplesmente genial a forma como Eça de Queiróz descreve a sociedade em finais do século XIX,centralizada nas suas elites,retratando com enorme mestria literária ,não escapando à ironia e ao humor desta obra intemporal.As linhas essenciais da prosa queirosiana levam-nos através da intriga amorosa,da crítica social e dos discursos sobre o destino do país.

Uma escrita cativante ,que nos prende do princípio ao fim.
Como gostei de ver retratada a minha Benfica de tempos antigos assim como a invocação da Amadora como a célebre Porcalhota.
Retratos de outros tempos que nos fazem sonhar e aprender....

*****

2 comentários:

CARMEN SIMOES disse...

Grandes malucos! Irmãos... ;)

Carla disse...

Pensavas que a maluqueira era recente??? Nahnnn estava era muito bem escondida ;-)