terça-feira, 27 de maio de 2008

Os Sonhadores


Este filme tem todas as caracteristicas do cineasta Italiano ,que apesar dos seus 68anos continua a ser polémico mas ao mesmo tempo belo e poético.
"Dreamers" é um filme que nos transporta para a cidade de "O último Tango em Paris" em 1968,epoca de grande agitação e revolta social.
Matthew (Michael Pitt) é um estudante Americano que vai estudar cinema em Paris,numa cinemateca e, devido a uma confusão,conhece os gémeos Isabelle (Eva Green) e Theo (Louis Garrel) também apaixonados pela 7ª arte.Dado que os irmãos viviam sózinhos devido às constantes viagens dos pais e tambm ao facto de Matthew viver num quarto miserável ,vão viver juntos.
Inicia-se uma descoberta de sensações e sentimentos numa teia sensorial crescente, onde coabita uma esfera de incesto e paixão,rapidamente transformada em cíume e obsessão.

Tudo se passa num apartamento onde numa dada altura se sente o cenário claustrofóbico,também culminado com a trama de sensações em que os personagens se envolvem.
Perfeito o enquadramento de excertos de filmes memoráveis (principalmente para os verdadeiros amantes da 7ª arte),assim como a banda sonora e a imitação da Vénus do Milo através de uma representação de Isabella,que se revela extremamente belo e poético.

Bertolucci recusou-se a aceitar os cortes que os EUA queriam efectuar no filme ,catalogando-o assim para >17 anos.
Um filme denso,mas simultaneamente belo em que a época histórica interage com a história do filme,numa troca e comparação de sentimentos e acções.
Polémico para uns,poético e fotográficamente belo para outros...

****

Sem comentários: