
A história de Tieta do Agreste é conhecida por praticamente todas as pessoas,não sendo portanto novidade o que escrevo de seguida.Jorge Amado fala-nos de Sant'Ana do Agreste, uma pequena vila do interior da Bahia, onde se espera o regresso de Tieta, filha da terra que retorna depois de 26 anos de ausência. Aos 17 anos, Tieta escandalizou tudo e todos com as suas aventuras amorosas. Foi denunciada por Perpétua,sua irmã mais velha,sendo posteriormente expulsa de casa pelo pai Zé Esteves. Desde a sua partida, Tieta contactou a família por correio enviando-lhe ajuda financeira.
Entretanto,a célebre cabrita (Tieta) volta rica e poderosa passando de desenvergonhada a santa,também essa ascendência se deve à ajuda à população e à igreja.
Ao longo do livro ficamos a par das teias que regem o vilarejo ,das intrigas,da inveja,dos amores(a maior parte clandestinos),um variado rol de sentimentos que nos fazem divagar e enaltecer esta magnifica escrita.As paisagens maravilhosamente descritas fazem-nos viajar neste mundo paradisíaco tão afastado das confusões urbanas.
Uma história que encanta todos os leitores pela sua simplicidade e fluência.Outra obra prima do nosso estimado escritor.
*****
2 comentários:
Olá Amiga
Adorei a sugestão do livro..
Que legal nós duas somos do mesmo signo e da mesma idade ,
TENHA UM LINDO DOMINGO
Bjs
Andrea
Oi Andrea, sim é uma grande coincidência :-)
Boa semana!
bjcas
Enviar um comentário