quarta-feira, 4 de junho de 2008
1408
O hotel Dolphin convida-o a ficar em qualquer um dos seus lindos quartos... excepto um!
Este filme dirigido pelo sueco Mikael Hafstrom e baseado na obra homónima de Stephen King (escritor que admiro bastante), relata-nos a história de Mike Enslin (John Cusack) escritor cuja vida mudou radicalmente a partir do momento em que perde a sua filha , vitima de cancro.
Mike afasta-se da sua esposa e torna-se céptico no que diz respeito à vida após morte. Envereda por uma carreira cuja finalidade é percorrer locais ditos assombrados e tentar descobrir a sua veracidade, sem nunca a encontrar...
Até ao dia em que encontra na sua caixa postal um postal a convidá-lo a visitar o quarto nr 1408...
Gerald Olin (Samuel L.Jackson) gerente do hotel bem que o tenta dissuadir da visita a este quarto mencionando que já lá morreram 56 mortes e que ninguém fica lá mais do que 10 minutos mas Mike ignora-o e vai passar a noite no quarto.
O que à partida parecia normal e natural vai-se tornando num clima claustrofóbico onde aquilo que os olhos vêm pode bem não ser a realidade.Mike diz ao longo do filme “Fantasmas não existem e, mesmo se existissem, não há um Deus para nos proteger deles" , é esta realidade que vai ser posta à prova.
Um filme cheio de simbologias, com uma tensa narrativa onde chegamos a poucas conclusões. Aliás acho que o realizador não se preocupou muito com isso , deixando as teorias a cargo do público e ficamos cheios de dúvidas, mesmo no final...
Um filme interessante, mas do qual esperava mais quando vi o trailer. Começa bem , mas por vezes torna-se deveras confuso, não deixo contudo de o recomendar.
Curiosidades :
Stephen King inspirou-se numa série de reportagens publicadas sobre o parapsicólogo Christopher Chacon, que investigou um quarto assombrado no hotel Del Coronado, na Califórnia.
Existem várias referências ao número 13 ao longo do filme. Uma delas é o próprio título, cuja soma dos números dá exactamente 13.
***
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário