segunda-feira, 28 de julho de 2008

Fala com ela


Este filme tem o dom de invocar em nós um rol de emoções e sensações deveras comoventes.A história de dois homens apaixonados que se reencontram (pois já tinham partilhado cadeiras contínuas num bailado),num hospital onde as respectivas amadas estão em estado de coma devido a um acidente.
Benigno é um enfermeiro que cuida e adora Alicia, uma bailarina que está em coma à quatro anos,Marco é um jornalista que ama Lydia, uma toureira que foi colhida por um touro.
Benigno é "vítima" de um amor doentio ,que a maioria até pode considerar um pouco perturbador,apenas vive para cuidar de Alicia ,depois de ter cuidado toda a vida de sua mãe.É uma personagem estranha,com poucos amigos, mas que encontra em Mário, um ombro amigo.Mário é o oposto de Benigno mas também é uma pessoa extremamente sensível e recatada ,que se apaixona por Lydia e com a ajuda de Benigno ,descobre a fantástica terapia que é para todos a contínua comunicação entre eles e as amadas . É comovente o desenrolar da amizade entre os personagens.
Benigno é um homem crédulo e cego de amor, que acredita profundamente poder ser feliz ao lado de uma jovem em coma,como ele próprio diz no filme,"dão-se melhor do que muitos casais",uma comunicação um pouco unilateral já que Benigno fala e pensa para ela e por ela.

Uma excelente banda sonora aliada a uma realização simples ,a um conjunto de histórias simplesmente arrepiantes e a soberbas coreografias fazem deste filme um "must" .A parte em que Caetano Veloso canta ao vivo "Coucouroucou Paloma" é excelente,de arrepiar qualquer um...

O desenrolar da narrativa( que eu não vou contar para não decepcionar quem ainda não viu o filme) deixa-nos uma sensação de impotência perante tais factos e a ideia de que o amor pode salvar tudo...

O final está surpreendente e dá uma nova esperança à dor e sofrimento das personagens. No meio de todas as desgraças, parece que Almodóvar dá às personagens a oportunidade de serem felizes. E o filme acaba, deixando-nos a desejar profundamente que a oportunidade seja aproveitada.

Deixo apenas uma nota do que eu detestei no filme;a referência à tourada que abomino,sei que são tradições,mas até as mesmas mudam com o decorrer dos tempos e evolução das mentalidades...

****

Sem comentários: