terça-feira, 30 de setembro de 2008

Gattaca


Com o avanço da genética a discriminação já não se baseia na raça nem na religião mas sim na perfeição genética.Esta hipótese,não tão irreal como isso,passa-se num futuro próximo.Neste mundo tão controlado nasce de uma maneira natural Vincent Anton,que devido aos seus problemas cardíacos vê impossibilitado o seu sonho de viajar para o espaço,em contrapartida o nascimento do seu irmão é rigorosamente controlado ,o que aliás é usual naqueles dias, nascendo assim um ser perfeito tanto fisicamente como mentalmente.Este facto deixa ainda Vicent mais angustiado criando também uma crescente rivalidade entre os dois.
Mas Vicent não desiste do seu sonho a através de vários engenhos deveras surpreendentes consegue "comprar" a identidade de um Válido mas que está paraplégico.Cria-se uma troca constante entre estes dois personagens;um recebe a herança genética e o outro vive a vida que de outra forma não poderia ter.
Pelo meio assistimos a um assassinato mas,que é muito pobremente explorado,se fosse de outra forma poderia ter melhorado um pouco a apatia que se revela por vezes no filme.

O mesmo é constituído por jovens actores;Jude Law, Ethan Hawke, Alan Arkin e Uma Thurman formam o leque de estrelas que contudo têm representações medianas.
Um filme que prima pela originalidade do argumento e é uma forma interessante de explorarmos todas as hipóteses do nosso futuro, observar todos os estereótipos que se vão criando aos longos dos tempos.
A banda sonora de Michael Nyman também está muito boa.

***

Sem comentários: