sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Focaccia de Tomate e Oregãos


Ingredientes: 500gr de farinha de trigo, 1 saqueta de levedura (só usei 1/2),315 ml de água morna, 15 gr de sal,15 gr de açúcar,3 colheres de sopa de oregãos, cerca de 20 a 30 tomates cereja (utilizei tomate normal cortado em quatro), 2 dentes de alho picadinho, azeite q.b., pimenta, flor de sal (usei sal normal).

Com a máquina do pão, o procedimento é muito simples: colocar a água morna, o sal, o açúcar, a farinha e a levedura (por esta ordem) na máquina de pão. Ligar no programa de amassar e levedar e deixar a máquina fazer o seu trabalho.
Para quem não tem máquina o procedimento é também simples, embora seja necessário um maior esforço físico: Comece por colocar a farinha na superfície de trabalho. Abra uma cova ao centro e coloque aí o sal, o açúcar e a água onde previamente juntou a levedura. Amasse bem, sovando e batendo com a massa até esta se apresentar elástica e maleável. Coloque dentro de uma taça, cubra com um pano e deixe levedar cerca de 1 hora num sítio afastado das correntes de ar .Ao fim desse tempo, quer tenha preparado a massa na máquina ou à mão, unte um tabuleiro com azeite e polvilhe com farinha.Coloque a massa no tabuleiro e com as pontas dos dedos vá esticando a massa de modo a cobrir todo o tabuleiro de modo uniforme.Passe então à fase do "recheio".
Regue abundantemente a massa com azeite e vá fazendo as covinhas características da focaccia. Polvilhe com alho picadinho, os oregãos desfeito com as mãos para melhor libertar os aromas, e tomatinhos cereja previamente temperados de azeite, de sal e pimenta e ligeiramente esmagados.
Tempere com um pouco mais de pimenta e flor de sal e leve ao forno até a massa estar cozinhada e a focaccia dourada.
Ao retirar do forno regue com um pouco mais de azeite e sirva morna ou fria.

Esta receita é óptima e foi retirada do blog da Colher de pau, foi amor à primeira vista :-)

Aqui já vai "embalado" para o trabalho :-)

2 comentários:

Vânia Medeiros disse...

Olha que ela anda a passear pelos mesmos blogues que eu... Fiz essa focaccia no dia que foi colocada no Colher de Pau. É uma delícia! Aqui em casa desapareceu num instante!
Beijooo *

Carla disse...

LOL, realmente há coincidencias ;-)
É realmente uma delicia...
bjcas