domingo, 7 de dezembro de 2008

20 000 léguas submarinas


Julio Verne era detentor de uma imaginação poderosa e aliava-a a factos reais conseguindo descrever invenções e experiências, algumas realizadas décadas depois.
O mar invoca mistério e Verne aproveitou esta vertente para relatar uma experiência fantástica em que percorreu 20000 léguas debaixo de água a bordo do Nautilus; ao principio confundido com um mostro marinho mas que se revela um submarino.

Os homens receosos por este novo ser , realizam uma expedição de forma a capturar este especime; para bordo são convidados o professor Pierre Aronnax, um biólogo marinho , que é acompanhado pelo seu fiel assistente Conseil e por um arpoador Canadiano chamado Ned Land.
Após o avistamento do dito "ser" e do seu ataque os 3 personagens são feitos reféns pelo "monstro" e conhecem o misterioso capitão Nemo que ao mesmo tempo que despreza a civilização , ajuda povos que temem pela sua liberdade.

Uma viagem fabulosa por mares nunca antes navegados descritos com tremenda precisão, por vezes muito entediante dado o inúmero retrato das espécies aquáticas existentes.

É no entanto extraordinária a visão de Verne que nos cultiva o saber e a imaginação.
Um ser que vivia sem dúvida muitos anos "à frente" do seu tempo.

Em 1954, quando a Marinha americana lançou o primeiro submarino nuclear, baptizou-o de Nautilus, em homenagem a Júlio Verne (1828-1905) e sua visão do futuro.

****

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá, gostei muito do texto sobre Verne. Se quiseres visita o meu blog dedicado ao mestre:
www.jvernept.blogspot.com

Carla disse...

Muito interessante. Já foi adicionado aos meus favoritos ;-) Obrigada pela dica.