sábado, 24 de janeiro de 2009

Bolo rei


Lá dizia o outro "O Natal é quando o homem quiser", eu digo "bolo rei é para quando eu quiser" , assim, resolvi experimentar a receita da Nela e só vos digo, foi aprovadíssimo por toda a família.

Ingredientes: 1dl de leite morno, 2 ovos, 100g de margarina, 50g de manteiga, 500 g de farinha espiga tipo 65, 10g de fermento seco (ou 3 + ½ colheres de chá), 150g de açúcar, 100g de frutos secos (só tinha nozes e amêndoas em casa) partidos, 50g de passas, 1 laranja (raspa e sumo), 5dl de vinho do Porto ou 4 c. de sopa (coloquei apenas 3), ½ colher de chá de sal, Frutos cristalizados, amêndoas peladas inteiras e nozes para decorar q.b., Gema para pincelar

Na cuba da MFP ponha o leite, a margarina e a manteiga (amolecidas), os ovos, o açúcar, o sal, a farinha e a raspa e o sumo da laranja. Seleccione o programa “massa de pizza” (com duração cerca de 1h30m). Quando fizer o bip acrescente frutos secos, passas, vinho do Porto. No final retire a massa da cuba da máquina e forme o bolo-rei (o buraco deve ser largo). Coloque num tabuleiro, previamente untado de óleo. Tape com um pano e deixe levedar por 1h30m em lugar quente. Pincele o bolo com a gema, decore com frutos secos e cristalizados e enfeite com açúcar em pó em montinhos (não coloquei porque não gosto). Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, por 30 a 35 minutos; retire.

2 comentários:

Nela disse...

Amiga! que honra uma receita minha! Salvo seja, do livro rsrsrs ainda bem que gostaram, e realmente é fácil, eu sou igual faço quando me apetece, ontem quando cheguei fiz um, mas mais pratico, mas este vou fazer novamente, e digo-te o meu ficou um pouco bronzeado ;D pq, o pessoal cá gosta assim, mas o teu está lindo como eu gosto, mais claro, parabéns, beijinho bom domingo.

Carla disse...

Obrigada Nela. Boa semana. bjcas