quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Em busca da felicidade


Um excelente filme realizado por Gabriele Muccino que conta com a participação de Will Smith, num dos seus melhores (senão o melhor) papel que já tive oportunidade de ver.
Conta a história verídica de Chris Gardner,um homem que apesar das adversidades da vida nunca desistiu de lutar pelos seus objectivos sem contudo perder os seus princípios de vida.

Chris vive com a mulher e o seu pequeno filho num pequeno apartamento , cheio de dividas, a sua mulher trabalha turnos duplos para conseguir enfrentar os problemas e Chris tenta vender uns aparelhos de RX cujo dinheiro que tinha foi todo investido nos mesmos.
A mulher não aguenta toda a pressão e vai trabalhar para outro estado mas Chris insiste em ficar com o filho.
Apesar de ficar sem casa, dormir numa pensão e até no WC do metro, Chris aceita entrar num estagio de 6 meses não remunerado com 19 colegas em que apenas um ficará com o cargo para trabalhar na bolsa (o sonho de Chris).
Inteligente, com um empenho fora do comum não desiste perante as adversidades que a vida lhe coloca , e que não são poucas...

Durante o filme uma frase de Thomas Jefferson é citada várias vezes "I´m a great believer in luck, and I find the harder I work the more I have of it." que descreve uma grande essência do mesmo.
gardner também transmite os seus óptimos ideais de vida como numa cena em que estão a jogar basquetebol e diz ao filho para desistir do sonho de um dia ser campeão. Ao ver o ar desapontado do menino diz-lhe que ele nunca deve deixar os outros (inclusive o próprio pai) deitá-lo para baixo, dizendo que ele não é capaz de algo. A inveja faz com que outros tentem diminuir as habilidades alheias, destimulando qualquer um que pareça um pouco melhor em determinada tarefa. O pai afirma então que o filho nunca deve dar importância a isso, e que só depende dele a realização dos seus sonhos.

Adorei o filme e recomendo-o vivamente. Emocionante, verdadeiro, que nos toca e nos faz apreciar e dar valor ao que temos.

O filme recebeu uma indicação para o Óscar de Melhor Actor (Will Smith),recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro, nas categorias de Melhor Actor - Drama (Will Smith) e Melhor Canção Original ("A Father's Way"),ganhou o MTV Movie Awards de Melhor Revelação (Jaden Smith), além de ser indicado na categoria de Melhor Performance (Will Smith).

Curiosidades:
- A contratação de Gabriele Muccino foi indicação de Will Smith. O actor havia assistido "O Último Beijo" (2001) e "Ricordati di Me" (2003), ambos dirigidos por Muccino.Também realizou o "Sete Vidas".
- O título original contém a grafia incorrecta da palavra happiness, substituindo a letra I por Y. Este erro foi intencional, sendo uma referência a uma cena importante do filme.
- Jaden Smith é realmente filho de Will Smith, com a actriz Jada Pinkett.
- Foram contratados como extras para as filmagens pessoas que realmente moravam nas ruas.
- O verdadeiro Chris Gardner e seu filho são vistos em uma pequena ponta no fim do filme, cruzando o caminho de Will Smith e Jaden Smith.

*****

Sem comentários: