quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Pássaros feridos


"Existe uma lenda acerca de um pássaro que só canta uma vez na vida, com mais suavidade que qualquer outra criatura sobre a terra. A partir do momento em que deixa o ninho, começa a procurar um espinheiro-alvar e só descansa quando o encontra. Depois, cantando entre os galhos selvagens, empala-se no acúleo mais agudo e mais comprido. E, morrendo, sublima a própria agonia e despede um canto mais belo que o da cotovia e o do rouxinol. Um canto superlativo, cujo preço é a existência. Mas o mundo inteiro pára para ouvi-lo, e Deus sorri no céu. Pois o melhor só se adquire à custa de um grande sofrimento

Assim se inicia este grande romance épico de Colleen Mccullough, baseado nesta lenta, e que narra a vida de 3 gerações de mulheres .
Os Cleary vivem na Austrália e durante décadas vão passar por várias privações e consequências das suas escolhas, muitas vezes nefastas mas que sem elas não teriam alguma alegria na vida.
Escrita bastante rica e eloquente, recheada de magníficas personagens fazem deste livro , escrito na década de 70, uma obra intemporal.
Estava a meio do livro quando achei que alguém devia pegar no mesmo e adaptar para a grande tela dada a esplêndida e completa história, mas, nas minhas pesquisas descobri que já foi feita uma mini-série em 1983.
Tenho de ver se chega aos "calcanhares" do livro.
Magnífico!

*****

Sem comentários: