terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Os intímos


Inês Pedrosa relata neste "Os Intímos" a consciência masculina.
Um retrato de 5 Homens, os seus vícios, manias, preocupações.
Uma distinção clara do mundo das mulheres que confere a Inês Pedrosa um alto posto no entendimento do Universo masculino.
No caso das Mulheres a intimidade implica partilha, seja de sentimentos, relações, devaneios. Para o Homem a intimidade é o mesmo do que companheirismo e pode ser vivenciada à volta da televisão com uma cervejola na mão e um prato de petiscos na outra, e, ninguém necessita de dizer nada porque eles lá se entendem...
Uma escrita bastante cativante, principalmente para as mulheres que , para não variar, comparam com certesa esta falta de palavras com a sua necessidade extrema de relatar e compartilhar tudo o que lhe sucede.
Adorei o "Fazes-me falta", primeiro livro que li da escritora. Achei este bastante diferente, menos focado nas emoções e mais para as vivências, objectividade. Contudo também me cativou, soube-me a pouco porque estava a gostar de ler a história destes 5 Homens aparentemente tão básicos, como eles querem transparecer, mas que no fundo têm muito que se lhes diga.
Aconselho!

****

Sem comentários: