quarta-feira, 14 de maio de 2008

As Brumas de Avalon I - A Senhora da Magia


"A verdade tem muitas faces e a verdade é como a velha estrada para Avalon: depende da nossa própria vontade e dos nossos pensamentos..." já dizia Marion Zimmer Bradley .

Neste livro, o primeiro de uma série de 4 podemos rever a lenda do rei Artur e dos cavaleiros da Távula redonda um tema que já nos faz companhia à muitos e muitos anos.
Esta narrativa torna-se bastante original e diferente das demais já que reporta a visão e particiação das mulheres nesta lenda,sem dúvida,uma lufada de ar fresco que vem renovar todas as "verdades" já divulgadas em obras anteriores.

A história desta lenda é uma mistura da verdade e da fantasia, de mitos e rituais mágicos. No tempo em que os mundos estavam ligados,o cristão e o celta, a misteriosa Ilha de Avalon é a guardiã dos grandes mistérios eternos e sagrados e os que estão fadados a existir nos dois mundos são, passo a passo, confrontados com as antigas tradições ligadas à Natureza e às suas forças obscuras e a nova fé cristã que procura espalhar-se no território e insinuar-se nos corações.
Um livro simplesmente fascinante,que não nos deixa parar de ler.
Um romance intemporal repleto de pureza,traição,bravura e lealdade.

Tal deve-se porventura à paixão de Marion Zimmer Bradley pela lenda Do rei Artur pela qual ficou seduzida aos dez anos.
Pesquisou durante muitos anos a religião celta e o cristianismo,conviveu com mulheres que ainda nos nossos dias tentam manter a tradição viva.
Por tudo isto ,é natural que esta obra esteja repleta de emoções e sensações e que não seja necessário muito surrealismo e superficialidades para embelezar uma história já de si tão bonita e cativante.

Agora que acabei de escrever esta opinião, deu-me uma vontade tremenda de ler o volume seguinte...(já está adicionado na enoooooorme lista dos livros a comprar :-))

*****

2 comentários:

BETA disse...

Comprei os 4 livros em conjunto numa edição especial mas sem duvida o 1º livro é que adorei... O filme está engraçado mas mesmo assim prefiro os livros...

Carla disse...

Também já vi o filme e adorei...