terça-feira, 17 de junho de 2008

Dia Mundial do Combate à Seca e Desertificação


Hoje comemora-se o dia mundial do combate à seca e desertificação.
Nunca é demais relembrar a importância que o nosso ecossistema tem e os cuidados que devemos ter com ele.
Não queremos que haja um dia em que queiramos uma fruta, um legume, água e não os tenhamos, para isso há que ter mais respeito pelo que nos rodeia.
A Desertificação é definida como processo de destruição do potencial produtivo da terra nas regiões de clima árido, semi-árido e sub-húmido seco. O problema vem sendo detectado desde os anos 30, nos Estados Unidos, quando intensos processos de destruição da vegetação e solos ocorreu no Meio Oeste americano.

Muitas outras situações consideradas como graves problemas de desertificação foram sendo detectadas ao longo do tempo em vários países do mundo. América Latina, Ásia, Europa, África e Austrália oferecem exemplos de áreas onde o homem, através do uso inadequado e/ou intensivo da terra, destruiu os recursos e transformou terras férteis em desertos ecológicos e económicos.

As causas mais frequentes da desertificação estão associadas ao uso inadequado do solo e da água no desenvolvimento de actividades agro pecuárias, na mineração, na irrigação mal planeada e no desmatamento .

2 comentários:

BETA disse...

Que imagem triste... Que horror...

Carla disse...

Tens toda a razão. Espero que nunca a cheguemos a ver.