quarta-feira, 23 de abril de 2008

Harry Potter e o Cálice de Fogo


Harry Potter, agora com 14 anos, encontra-se ainda nas férias de Verão em casa dos tios,os "muggles" mais hediondos que podem existir,quando,depois de um pesadelo bastante real com Lord Voldemort sente a sua cicatriz a latejar.Uns dias depois ,na companhia da família Weasley, vai ver a taça Mundial de Quidich onde a Marca Negra é projectada no céu ,13 anos depois;um sinal dos seguidores de Voldemort.
Neste livro ,os prenuncios de morte começam ainda antes do início do ano lectivo que ,para não variar,também tráz várias descobertas e novos confrontos.neste ano em Hoqwarts não vai haver torneio de Quidich mas sim o dos 3 feiticeiros,que ,como o nome indica,vai reunir 3 feiticeiros de 3 escolas diferentes(as maiores escolas europeias de bruxaria - Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang) cuja finalidade é testar a coragem, o poder de dedução, a perícia em magia e a capacidade de enfrentar o perigo dos campeões.o Prémio final é o Cálice de Fogo.
Este torneio, devido aos perigos inerentes, só é permitido a maiores de 17 anos mas, por mero acaso (ou não),o nome de Harry é sorteado para o torneio ,constituindo assim um grupo de 4 feiticeiros.
Além deste torneio as aulas continuam com as dificuldades do costume,as constantes previsões de morte de Harry da professora de Artes divinatórias,e,como é natural nesta idade começam os palpitações constantes do coração...
Temos o Ron ciumento com uma amizade colorida de Hermione,quem sabe que novos augúrios nos reservam o próximo livro .
Novamente temos neste livro a escrita cativante de J. K. Rowling que faz deste não só um livro de e para crianças como também uma história encantadora e fascinante,repleta de mistério que agrada também aos adultos,que como já referi em outras opiniões,conseguem reviver um pouco da sua infância e despertar a criança que há em cada um.Cada livro acrescenta mais alguma coisa importante ao anterior,criando assim uma história deveras coerente e complexa que nos convida a ler continuamente as publicações seguintes.Um crescer dos personagens que se coaduna com o crescimento e amadurecimento da narrativa ,assim como os sentimentos que se vão tornando mais intensos e importantes.Um livro a ler!

****

Sem comentários: